Centro de Memória e Professores de História relembram os 60 anos do Golpe Militar de 1964. 16/04/2024 - 14:15

Centro de Memória e Professores de História relembram os 60 anos do Golpe Militar de 1964.

O Colégio Estadual do Paraná recebeu a “Geração 68” e participantes do Movimento” Tortura Nunca Mais” no dia 1º de abril quando completou 60 anos do Golpe Militar de 1964 no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná com o apoio dos professores de História. Participaram as turmas de Segundo e Terceiros anos que o currículo contempla este conteúdo.

Os estudantes assistiram ao vídeo explicativo e tiveram a oportunidade de ouvir integrantes dos movimentos como o Professor Doutor Carlos Marés, a Desembargadora Ivete Caribe e o Procurador do Ministério Público Olímpio Sotto Maior que foram estudantes no CEP nos anos 60. O jornalista Ivam Seixas também fez uma fala relembrando as suas memórias familiares emocionando a todos. Usaram a palavra também a Dra. Clair da Flora Martins, a Professora Doutora da UFPR Judite Trindade. Na data o Colégio recebeu como doação para a Biblioteca e para o Centro de Memória os dois volumes do Relatório da Comissão Estadual da Verdade do Paraná e o Livro “60 anos do Golpe – Gerações em Luta”. As falas dos presentes relembraram o contexto histórico que desembocou na Ditadura Militar na década de 60, os conceitos que explicam o significado da ditadura militar e da luta e conquista do retorno à democracia com a Constituição Cidadã promulgada em 1988. Os estudantes ainda ouviram um Hip Hop apresentado por Renan Fellipe Brandão, Odaisa Buhrer e Livia Rosangela de Oliveira Pinheiro que sintetizaram as falas em uma Batalha de Rimas. O Evento despertou grande interesse nos estudantes pelo estudo do tema e pelas histórias de vida dos participantes, visto que Doutor Olímpio Sotto Maior destacou que foi no Colégio estadual que ele despertou para compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, ação que percorre sua carreira a frente do Ministério Público até os dias atuais.

Foi um momento de muita aprendizagem, reflexão e conhecimento que culminou no intervalo interativo organizado pelo GECEP que mais uma vez mostrou como a História de Curitiba e do Paraná passam pelo Colégio Estadual do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS