Eny Galvão: Estudante do Ginásio Paranaense apresenta seus livros 24/04/2024 - 09:13

Em 11/12/1932, nasceu a eterna aluna do Colégio Estadual do Paraná: Eny Patriota Galvão, natural de Palmital Estado de São Paulo. Eny transferiu-se para Curitiba em 1945, na capital paranaense cursou do segundo ao quarto ano ginasial na seção feminina do Instituto Estadual de Educação. Em 1949, iniciou o curso Científico na seção masculina no prédio que tinha sido a terceira sede do Colégio Estadual atual Secretária de Cultura.

No ano seguinte, com a inauguração da nova sede do Colégio Estadual do Paraná, transferiu-se com as demais turmas para o prédio do atual Colégio Estadual do Paraná. Em 1951, concluiu o curso Científico. Eny está no quadro histórico da recepção das primeiras turmas formadas nesta sede definitiva do referido colégio. Eny é uma mulher que sempre esteve à frente do seu tempo, foi a primeira mulher paranaense a tirar a CNH de moto. Sempre escreveu poesias e textos literários. Recentemente, sua sobrinha, Cristina Galvão reuniu suas poesias e editou três livros que no presente evento foram apresentados aos participantes.

Os títulos das três obras são respectivamente, Percepções, Mutações e Limpando as Gavetas. Participaram do evento todos os seus filhos e vários netos. Muitos dos convidados presentes também foram estudantes no Colégio Estadual do Paraná, sua bisneta, atual aluna do CEP, leu uma das poesias da Bisavó. O evento foi acompanhado pela turma do 1º TT e pela Professora Camila Marcelina Pasqual de Língua Portuguesa. Todos os presentes ficaram encantados com a jovialidade da nossa eterna escritora. Cristiane e Wagnaldo, da escolinha de Arte, homenagearam a escritora com suas musicas preferidas, entre elas mereceu destaque as de Roberto Carlos ( Emoções ) e as Canções de Dorival Caymmi.

Eny leu uma poesia que escreveu em 1950 a qual relembra os estudantes da sua turma. Abaixo segue a transcrição na íntegra da referida poesia:

Minha Turma
Lá no Ciclo colegial
Vive feliz a gozar
Uma turma excepcional que em tudo é exemplar
Quero bem salientar
O valor , a persistência.
Em Pinkus apresentar
O saber e a inteligência
Célio, Francisco, João
São colegas bem simpáticos
Asineli o sabichão
é um grande matemático
Gualberto é o atleta
Jorge Falcão , o ator
Ivo Moreira , o poeta

O Pedro nosso doutor
Orildo é aplicado
Wilson vive a estudar
O Samir é delicado
O Ronald exemplar
Um romance já existe
Vou contar espere aí
Aldo ainda persiste
No namoro com a Eny
Marga é a estudiosa
Na química só Lucy
A Gitla muito bondosa
Meiga e sincera a Jesy
O Max e a Natália
Uma dupla sem igual
Rudolf não gosta de falha
É revisor de jornal
Antonio a meditar
Gebauer gosta de paz
Colegas vamos passear
na fazenda do Thomaz ?

GALERIA DE IMAGENS